MAPA ASTRAL

quarta-feira, 30 de março de 2011

1454 A PREVENÇÃO DO CÂNCER É HOLÍSTICA


Câncer de pele
O tipo de câncer mais comum no Brasil, o não-melanoma, tem como maior causa a exposição solar - influenciado pelo típico pensamento brasileiro de que bronzeado é um sinal de saúde. Proteger a pele do sol, previne o aparecimento de câncer de pele, além de mantê-la livre das rugas por mais tempo, pois previne o fotoenvelhecimento. Use protetor solar diariamente, mesmo nos dias nublados, para proteger a pele da radiação solar. A pele do rosto pede FPS de, no mínimo, fator 30.

Para manter-se longe do câncer de pele, vale ficar atento aos sinais que a pele dá e fazer um check-up médico pelo menos uma vez ao ano, no qual o profissional avalia sua pele e suas pintas. A maior parte é conferida a olho nu, mas algumas podem precisar de uma lupa especial que diferencia pintas normais de pintas cancerosas. Se houver uma pinta suspeita, ela é removida e enviada para exame de patologia.

De menor incidência, há ainda os melanomas, mais perigosos, que costumam invadir os tecidos sadios. "Os melanomas, em geral, crescem em locais onde existem pintas (escuras ou não). Além das pintas, são sinais: caroços brilhosos, claros ou que coçam, caroços avermelhados que sangram ou formam uma crosta, manchas avermelhadas ressecadas, ásperas e crostosas que não são resultado de machucados ou não desaparecem em até duas semanas", diz Juliana Korth.  

Nenhum comentário: