MAPA ASTRAL

sexta-feira, 10 de abril de 2009

1058 GLOSSÁRIO HOMEOPÁTICO - P

POLICRESTOS - medicamentos em que a maioria de seus sintomas correspondem em similitude aos sintomas das mais comuns doenças da humanidade, e portanto tem um uso homeopático frequente e eficaz. Provavelmente espécie-dependente.

POTÊNCIA

a) como quantidade de vezes que o medicamento foi dinamizado. É indicada por um número (número de vezes) e por uma letras - ou letras (forma de preparo). b) como capacidade medicamentosa, curativa, de um determinado medicamento frente a um determinado enfermo, não dependendo, portanto, de um número.

Por exemplo, uma dose de Arsenicum album C 1000 pode ser uma potência alta, média ou baixa, conforme o paciente Arsenicum a que se destina. Ou mesmo nula, se o paciente não apresentar similitude nenhuma com Arsenicum. Uma chinelada para um ser humano adulto não é o mesmo que é para uma barata. Então não haveria como dizer, de uma maneira absoluta, se a potencia da chinelada é alta, média ou baixa, depende do que vai ser atingido. Pode inclusive ser nula se não atingir nada.

Nenhum comentário: