MAPA ASTRAL

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

937 GRAVIDEZ 39ª SEMANA

Idade do feto: Semana 37

Tamanho do bebê: O bebê está com peso de aproximadamente 3250g e sua medida, da cabeça ao bumbum é de 36cm e sua medida total é de 48cm.

Desenvolvimento do embrião: Os bebês diferenciam em peso conforme o sexo. Os meninos tendem a nascer com mais peso do que as meninas. O seu bebê está com os seus sistemas e órgãos internos terminados e em seus devidos lugares. Os pulmões ainda precisam de mais uns ajustes mas isso será feito após o nascimento. O cérebro é o último dos órgãos à amadurecer. O bebê continua a acumular uma gordurinha até o último minuto dentro do útero. Essa gordurinha o ajuda a regular a sua temperatura corporal após o nascimento. Os bebês tendem à perder um pouco de peso nos primeiros dias e só então retomam o ritmo normal.

Mudanças em seu corpo: A distância do útero acima do umbigo pode variar muito agora e fica entre 16 e 20cm. Você deve ter ganhado entre 12 e 16kg até agora. Mais que isso seria demais mas não é anormal, ainda muitas mulheres ganham bastante peso durante a gravidez. Isso depende muito também do tipo físico de cada pessoa. Você já conversou com o seu médico ou pessoas mais experientes à respeito da amamentação? Não deixe para a última hora para evitar problemas de adaptação depois que o bebê já estiver em seus braços. Geralmente, também, nos hospitais, quando você ganha o bebê, as enfermeiras já fazem um esclarecimento e explicam o básico sobre a amamentação. Procure não sair do hospital cheia de dúvidas, tenha certeza de que tudo está em ordem e que você vai se entender com o bebê. Algumas vezes a criança tem dificuldade para mamar e seria bom se a mãe fosse capaz de entender o motivo.

Nenhum comentário: