MAPA ASTRAL

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

837 GRAVIDEZ 4ª SEMANA

4ª SEMANA

Idade do feto: Semana 2

Tamanho do bebê: Ainda muito pequeno. O seu tamanho varia entre 0.36mm à 1mm.

A mãe: Nesse ponto, você não ganhou peso e sua gravidez ainda não deu sinais claros de sua existência.

Como o bebê está crescendo e desenvolvendo: O desenvolvimento fetal ainda está em estágio primitivo mas grandes mudanças estão ocorrendo. A placenta, que tem função muito importante na produção de hormônios e transporte de oxigênio e nutrientes, está se formando e, as redes vasculares que contém o sangue materno estão sendo estabelecidas.

Gastrulação: A gastrulação compreende o processo de transformação do blastocisto em gástrula, estágio embrionário que se carateriza pela formação dos folhetos germinativos ou embrionários. Descrevemos a gastrulação do anfioxo, um cordado marinho, de 5 a 8cm de comprimento. Nesse caso, a gastrulação inicia-se pela invaginação do pólo vegetativo para o interior da blastocele, que progressivamente desaparece

. No final do processo podem-se reconhecer nitidamente dois folhetos: ectoderma (externo) e mesentoderma (interno). A cavidade delimitada pelo mesentoderma é denominada de arquêntero ou intestino primitivo, e o orifício de abertura do arquêntero é chamado de blastóporo. Num estágio mais avançado do desenvolvimento da gástrula, a região dorsal passa por um processo de achatamento, formando a placa neural. A seguir, as células ectodérmicas das bordas multiplicam-se até recobrir a placa, organizando as cristas neurais. A placa neural, então, invagina-se de modo a formar a goteira ou sulco neural, que originará o tubo neural, onde se desenvolverá o sistema nervoso central. Simultaneamente, o mesoderma, ou seja, as células do mesentoderma que forram o teto do arquêntero forma três evaginações: a evaginação central dá origem a um eixo de sustentação contínuo denominado notocorda; as evaginações laterais formam os somitos, bolsas cuja cavidade é denominada celoma. E o conjunto de células que revestem o tubo digestivo constitui o endoderma.

Nesse estágio, portanto, o embrião revela a presença de três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma), um tubo neural, uma notocorda e um intestino primitivo - arquêntero.

Mudanças no seu corpo: muitas mulheres estão esperando que a sua menstruação vai vir a qualquer momento ao final dessa semana, não sabendo ainda que estão grávidas. As mudanças em seu corpo devem ser mínimas e entre elas estão, um pouco de dor ou desconforto nos seios e talvez o enjôo já esteja presente.

Nenhum comentário: