MAPA ASTRAL

domingo, 1 de junho de 2008

635 UFO

Longa espera

A idéia de publicar os arquivos na Internet é antiga: desde 2001 o grupo tentava desenvolver a melhor tecnologia para catalogar as quase 100 mil páginas de documentos no espaço virtual. Depois de vencer barreiras jurídicas que impediam divulgação, em 2005 o Geipan havia enfim anunciado o início das publicações, mas um problema técnico freou os planos por mais dois anos, até que na semana passada o projeto foi posto em prática.

Do total de estudos, 9% foram perfeitamente identificados, 33% foram "provavelmente identificados", 30% são fenômenos cuja explicação ainda é desconhecida por falta de dados e 23% encontram-se sem solução. Conforme afirmou Patenet, a vontade de oferecer transparência ao público, à mídia e à comunidade científica foi o que motivou a iniciativa.

"Queríamos dar um sinal às pessoas que testemunham os fenômenos, para que elas saibam que seus relatos são todos estudados com seriedade", disse o pesquisador, lembrando que "absolutamente todos" os arquivos serão divulgados.

Nenhum comentário: