MAPA ASTRAL

sábado, 5 de abril de 2008

496 FESTAS E CIVILIZAÇÕES - JEAN DUVIGNAUD

FESTAS E CIVILIZAÇÕES – JEAN DUVIGNAUD

PREFÁCIO À EDIÇÃO BRASILEIRA

Este livro deve muito ao Brasil

O Brasil que visitei pela primeira vez em 1960 e onde tenho voltado, desde então, quase todos os anos> País que percorri de Sul a Norte, que vi modificar-se e permanecer o mesmo – e, na medida que é melhor conhecido, maiores dificuldades oferece para a formulação de uma imagem real ou de um simples esboço

Um mundo que tive a oportunidade de aproximar-me pela mão de Roger Bastide... No meu primeiro regresso, lhe falei do terreiro Casa Branca na rua Vasco da Gama, em Salvador, onde também encontrara Pierre Verger, outro etnólogo de talento. Bastide disse-me então que o candomblé era uma ilha em um arquipélago de locais festivos – festas minúsculas, disseminadas por todo país, em que as práticas africanas, indígenas e cristãs mesclam-se segundo químicas cada vez mais diferentes. A sua existência, além disso, é independente das manifestações mais abrangentes, célebres como os grandes Carnavais do Rio ou da Bahia, densas e ricas de significados como o “Bumba-meu-boi” dos vaqueiros nordestinos.

(...)

Um comentário:

fernando ariel enriquez disse...

Este livro é importante para percebermos que a vida não se encerra em dimensões tão pequenas como a a organização e o lucro. Todos temos capacidade para ultrapassar nosso ser que se encontra cristalizado em estruturas cadaverizadas pelas barreiras de grupo de classe e etc. Confrontando nossa natureza, mesmo que mascarados ou atuados ou "possuídos", podemos, mesmo que por um instante perecível, ultrapassar os determinismos que mantgém o homem preso em uma cultura.