MAPA ASTRAL

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

432 TROPA DE ELITE = FASCISMO

Matéria publicada no site www.globo.com

"A "Variety", um dos veículos mais influentes da indústria cinematográfica, publicou nesta segunda-feira (11) uma crítica contundente sobre o filme brasileiro "Tropa de elite", exibido internacionalmente pela primeira vez durante o Festival de Berlim esta manhã. No texto, assinado pelo crítico Jay Weissberg, o longa de José Padilha é descrito como "a celebração da violência pelo bem, que funciona como peça de recrutamento para criminosos fascistas".

O autor sugere também uma suposta semelhança entre o uniforme e o distintivo do Bope - o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio - com os da brigada Cabeça da Morte (Totenkopf), guarda de elite da SS nos campos de concentração nazistas. Um dos argumentos da crítica de Weissberg consiste na escolha de Padilha em narrar a história a partir da visão de Capitão Nascimento (Wagner Moura), o que "reforça a identificação, mas também aliena os espectadores inteligentes que não precisam de explicações para cada conceito que já está sendo mostrado visualmente". "Ainda que o filme tenha sido o mais visto de 2007 no Brasil, o público de filmes de arte não deve perdoar o inescapável ponto-de-vista de direita", avalia Weissberg. O crítico da "Variety" reconhece, no entanto, que "Tropa de elite" traça um "retrato honesto" das favelas cariocas e da corrupção no sistema policial", mas afirma que isso é feito "celebrando policiais psicopatas e ridicularizando quaisquer tentativas de ativismo social"."

ESTÁ CERTO. É UM FILME FASCISTA MESMO QUE NÃO APRESENTA AS CAUSAS SOCIAIS DA VIOLÊNCIA BRASILEIRA E AINDA ESTIMULA UM COMPORTAMENTO VIOLENTO. NÃO É À TOA QUE QUANDO ERA EXIBIDO AQUI NO RIO DE JANEIRO, EQUIVOCADOS DE PLANTÃO FICAVAM URRANDO "CAVEIRA", O GRITO DE GUERRA DESSE ESQUADRÃO DA MORTE REVERENCIADO POR ESSE FILME MEDÍOCRE. JÁ PUBLIQUEI AQUI MINHA OPINIÃO A RESPEITO, VCS PODEM CONFERIR NAS POSTAGENS 231, 248, 249. namastê

Nenhum comentário: