MAPA ASTRAL

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

231 TROPA PARA A ELITE

Lamentável o filme "Tropa de Elite", construído sobre ideologias reacionárias e violentas, não tem profundidade alguma na análise do dilema social brasileiro e tão somente reforça todo o mecanismo de exclusão social que, em verdade, é o fundamento desse problema que envolve o tráfico de drogas e violência social. Brucutus, como "pitbull" ou "Rambos", não são a solução para dilema algum, mas simplesmente a expressão da falta de visão e de capacidade de análise daqueles que deveriam ser responsáveis por encontrar as soluções que a sociedade precisa para continuar existinto da forma mais íntegra e ética possível. Perguntinha rápida: Vocês sabem quando surgiu a primeira polícia militar no Brasil? Foi em 1809. Por que? Por que em 1808 a Coroa Portuguesa se transferiu para o Brasil e ali se desenvolveu o processo de formação de uma elite e aristocracia brasileiras. Um ano depois, essa elite reuniu seus melhores "capitães-do mato" e fundou a Polícia Militar do Rio de Janeiro, a primeira do Brasil, para proteger seus interesses e propriedades do populacho... Muita coisa mudou de lá para cá. Mas isso continua igual: nossa elite não se identifica com nosso povo, não está nem aí para ele e, apesar de sermos um país rico, mantêm milhões de co-irmãos, compatriotas na maior miséria... Miséria é violência. A Miséria é a maior violência brasileira e não o tráfico. O tráfico surge da miséria. Da miséria social de nosso povo e da miséria espiritual de nossa elite (que na verdade é quem mais consome as drogas que os traficantes comercializam). Miséria é a violência histórica do Brasil.

8 comentários:

Felipe disse...

olhando por este lado o filme concerteza foi uma bosta.

Mas por outro, o envolvimento da classe média com o tráfico foi uma importante face mostrada pelo filme. Quantos "socialistas" "antropologos" e "filosofos" vemos nas faculdades brasileiras que fazem este tipo de faculdade com a intensão de mudar o brasil, e quem saiba o mundo, mas na verdade são um bando de playboys maconheiros que nunca tiveram dificuldade verdadeira na vida?

Eu conheço um monte, na federal aqui do paraná é cheio. Até mesmo em universidades caríssimas como a puc, é cheio destes playboys maconheiros, que fumam maconha em publico para se sentir o macho.

A miséria dos miseráveis existe, para que pessoas como nós tenhamos acesso a um raciocínio crítico e a um computador onde podemos expressar nossas idéias.

Este é o sistema capitalista.

renovando atitudes disse...

Estou passando só para deixar o meu elogio positivo a sua matéria, e fazer um pequeno comentário quanto ao que o comentarista Felipe escreveu. Creio que não podemos generalizar informações e atrelar ela a fundo de verdade, creio que possam existir "maconheiros" entre calouros de filosofos e cursos afins, mas não são na sua maioria da elite brasileira, até por que, estes cursos na ministrados a noite, quando a população trabalhadora pode estudar neste pais. Sou academico de Filosofia PUCRS e aqui este grupo citado é minoria. Obrigado pela dica do floral Madia no texto logo abaixo irei comprá-lo.

Anônimo disse...

Greetings,

This is a message for the webmaster/admin here at centerin-rj.blogspot.com.

Can I use part of the information from your post above if I provide a link back to this website?

Thanks,
Harry

Anônimo disse...

Hello,

Thanks for sharing this link - but unfortunately it seems to be down? Does anybody here at centerin-rj.blogspot.com have a mirror or another source?


Cheers,
John

Anônimo disse...

Hey,

Thanks for sharing the link - but unfortunately it seems to be not working? Does anybody here at centerin-rj.blogspot.com have a mirror or another source?


Thanks,
John

Anônimo disse...

Hi - I am definitely glad to find this. cool job!

Anônimo disse...

Amazing content!
Thank you for this share!
[url=http://www.tlsubmit.com/]seo[/url]

Anônimo disse...

Drop in on us at the moment to
obtain more information and facts
anyway Drop in on us at the moment to come by more information and facts anyway [url=http://wedki.dogory.pl]Wędki[/url]