MAPA ASTRAL

sábado, 18 de agosto de 2007

66 ANIVERSÁRIO DE INICIAÇÃO

opon ifá
De agosto de 2001 até setembro e 2004, me iniciei em Ifá, através de uma das Casas de Ifá que, desde meados dos anos 80, se difundem nas principais metrópoles brasileiras. Este fato é mesmo o maior fenômeno antropológico nas últimas décadas, em relação aos estudos afro-brasileiros, de tal ordem que não seria absurdo dizer que o campo religioso afro-brasileiro está vivendo sua maior transformação desde que o Ilê do Axé Afonjá estabeleceu suas bases e raízes d'África em terras brasilis. pude constatar isso, primeiro como cliente e depois como AWOFAKAN, primeiro grau de iniciação do culto de Ifá (cargo masculino), e auxiliar nas "obras" da casa: a maioria da clientela se constituía do "povo do santo", pessoas iniciadas e clientes, mas também muitos pais e mães de santo. Muitos destes eram na verdade, recém iniciados no culto de Ifá. Essa presença vem influenciar não só os candomblés, mas também a Umbanda que, de 15 anos para cá, voltou a cantar para Orunmilá... Os BABALAWOS - sacerdote máximo do culto de Ifá Yoruba-cubano - chegaram no Rio de Janeiro por intermédio de RAFAEL ZAMORA, cubano, ex-cinegrafista de Fidel. Minha iniciação se deu em 18 de agosto de 2002. Ifá é um termo que designa:

1 um culto
2 uma entidade
3 um oráculo

Em primeiro lugar, Ifá é uma religião itinerante, que se originou no Egito, teria influenciado a cultura chinesa - evidências no oráculo de Ifá e o I Ching comprovam - e teria se evadido de Meca, em torno de 650 D.C., com a invasão de Maomé e origem do Islã. Nesse período, chegou às terras africanas e estabeleceu sua influência sobre toda a África Ocidental e interagiu com o culto dos Orixás, já existente naquelas regiões. Muitas lendas de Ifá contam essa História.
Ifá tbm é um ser. Não é Orunmilá, como muitos confundem, este é o primeiro BABALAWO, muitos segredos se encerram sob esse tema.
Ifá é um oráculo que se constitui de 256 signos (Odus), cada Odu encerra um conjunto de ensinamentos morais, descritos a partir dos mitos associados, e um receituário mágico.
Me tornei um AWOFAKAN em 18 de agosto de 2002.
Em 2004, minha espiritualidade e livre-arbítrio me levaram para novos rumos, mas jamais me esquecerei da sabedoria de Ifá. É um oráculo fantástico, visceral, ancestral. As magias são poderosas. Mas a sabedoria de Ifá nunca erra.
Axé Orunmilá
Axé Ifá
Axé Obamoro
Axé Oya Tope
Axé Akesan

Nenhum comentário: